O que é filosofia?
Heidegger – O que é Filosofia?
... “Platão e Aristóteles, chamaram a atenção para o fato de que a filosofia e o filosofar fazem parte de uma dimensão do homem”... Platão diz: “É verdadeiramente de um filósofo estes phátos __ o espanto; pois não há outra origem imperante da filosofia que este”.
... Aristóteles diz o mesmo: “Pelo espanto os homens chegam agora e chegaram antigamente à origem imperante do filosofar”.
“Seria muito superficial e, sobretudo, uma atitude mental pouco grega se quiséssemos pensar que Platão e Aristóteles apenas constatam que o espanto é a causa do filosofar. Se esta fosse a opinião deles, então diriam: um belo dia os homens se espantaram, a saber, sobre o ente e sobre o fato de ele ser e de que ele seja. Impelidos por este espanto, começaram eles a filosofar”.
... “O espanto é a dis-posição na qual e para qual o ser do ente se abre, o espanto é a dis-posição em meio à qual estava garantida para os filósofos gregos a correspondência ao ser do ente”.
Resumo
Heidegger – O que é Filosofia?
Platão e Aristóteles nos dizem que a filosofia parte do espanto, é através do espanto, para com a realidade que nos cerca que podemos despertar para a filosofia.O espanto, portanto, seria o princípio da filosofia, aquilo que a faz surgir. Claro, que, não basta o espanto para o homem filosofar, este seria apenas o início de uma longa caminhada na qual o exercício do pensar irá exigir mais que espanto, irá exigir paixão e disposição. Tal “paixão” não se refere ao sentido moderno que circula na sociedade atual, mas sim, no sentido doloroso da palavra, ao sofrimento, a suportar e encarar a realidade, a descoberta e a busca incessante pela verdade, por tal motivo, exige disposição. Portanto, a filosofia pode nascer do espanto, mas o “filosofar” necessita mais que espanto, necessita de suprema dedicação. Em suma, poderíamos dizer que a filosofia nasceria do susto diante da descoberta da verdadeira realidade do