Fichamento: avaliação educacional
FICHAMENTO:
AUTORA: ELIZANA SARAIVA MEIRA
GRADUADA EM PEDAGOGIA – ISEJAN/ SOEBRÁS
PÓS GRADUANDO EM: GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL E GESTÃO EM PESSOAS/ E PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO SOCIAL – SOEBRÁS/ISEJAN – 2011.
____________________________________________________________
___
ARTIGO: Avaliação Escolar: Limites e Possibilidades
AUTORA: Clarilza Prado de Souza
____________________________________________________________
___
Informações Técnicas:
PROPRIEDADES: Usada para análise do desempenho do aluno, professor e todo sistema de ensino; a avaliação tem a função de diagnosticar e servir de parâmetros para ações de intervenção.
Alguns quesitos são típicos em uma avaliação como: os problemas enfrentados pelo aluno, o porquê de não atingir as metas propostas, as metodologias aplicadas e resultados positivos obtidos.
A avaliação exige metas a se alcançar. Infelizmente a avaliação tem sido usada como apontamento de notas e conceitos do aluno, para evidenciar sua posição numa escala.
-------------------------------------------------
A avaliação não deveria produzir efeitos colaterais indesejáveis como justificação de decisão em aprovação ou reprovação, sem a análise de notas.
REAÇÕES ADVERSAS E EFEITOS COLATERAIS: Os efeitos e reações adversas têm desencadeado, quando utilizada para punir autoritariamente, distúrbios psicológicos e sociais.
Sua ineficácia em formar o cidadão é patente.
Avaliar, sem observar as mutações pela qual passa o aluno, leva-o à cristalização e estigmatização. Punem, quando deveria intervir em suas dificuldades e ajudá-lo a superá-las. Assim a função primordial da escola e toda equipe que é o aperfeiçoamento do ensino, fica aquém nesse instrumento classificatório.
-------------------------------------------------
PRECAUÇÕES: A avaliação não pode ser usada sem ter objetivos pré-estabelecidos e significados com que esta venha representar ao educador.