Fichamento as veias abertas da america latina
2. OBRA EM FICHAMENTO: GALEANO Eduardo H. - AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA Tradução de Sergio Faraco - Coleção L&PM Pocket v. 900 - 400 páginas – Porto Alegre, RS - 2011
3. REFERENTE: O autor analisa a historia da America latina de forma geral do período colonial até o período republicano, demonstrando de forma argumentativa a exploração econômica e política do povo latino-americano no inicio pela Europa e depois pelos Estados Unidos da America.
3.1 “Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta”. (p.17)
3.2 “Quanto mais liberdade se outorga aos negócios, mais cárceres se torna necessário construir para aqueles que sofrem com os negócios”. (p.17)
3.3 “Já se ouviu falar de concessões feitas pela América Latina ao capital estrangeiro, mas não de concessões feitas pelos Estados Unidos ao capital de outros países(...) É que nós não fazemos concessões”, advertia, lá por 1913, o presidente norte-ameiricano Woodrow Wilson. Ele estava certo: “Um país - dizia - é possuído e dominado pelo capital que nele se tenha investido.” (p.17, p.18)
3.4 “É a América Latina, a região das veias abertas. Desde o descobrimento até nossos dias, tudo se transformou em capital europeu ou, mais tarde, norte-americano, e como tal tem-se acumulado e se acumula até hoje nos distantes centros de poder.Tudo: a terra, seus frutos e suas profundezas, ricas em minerais, os homens e sua capacidade de trabalho e de consumo, os recursos naturais e os recursos humanos. O modo de produção e a estrutura de classes de cada lugar têm sido sucessivamente determinados, de fora, por sua incorporação à engrenagem universal do capitalismo. ” (p.18.)
3.5 “(...)