Fichamento Arvores do conhecimento
Conteúdo
Observação do aluno
Capitulo XII
Subtítulo
As arvores de conhecimentos, um instrumento para a inteligência coletiva na educação e na formação.
“Ao permitir que todos os tipos de dispositivos de aprendizagem desemboquem em uma qualificação, o dispositivo das “árvores” permite um melhor gerenciamento de competências.” (Pg. 179)
“Cada pessoa que se autodefiniu ao obter um certo numero de sinais de competência torna-se, ao mesmo tempo, acessível pela rede.” (Pg. 179)
NECTAR: um exemplo de uso internacional das árvores de conhecimento.
“Durante os anos de 1994 e 1995, um projeto internacional utilizando as árvores de conhecimentos, financiado pela União Européia, foi desenvolvido pelos departamentos de Business Administration de cinco universidades: a de Aarhus na Dinamarca, a de Siena na Itália, a de Limerick na Irlanda, a de Lancaster na Inglaterra e a de genebra na Suíça.” (Pg. 180)
O autor do livro fala sobre o dispositivo das árvores, que é um método de gerenciamento de competências em estabelecimentos de todos os tipos, como, no ensino, associações, empresas e outros estabelecimentos que envolva coletividade. Esse tipo de gerenciamento mostra a capacidade e competência de cada membro em um estabelecimento.
Segundo Pierre Levy, cada pessoa tem a sua imagem pessoal no sistema das árvores, uma espécie de perfil, que pode ser consultada a qualquer momento, sendo um tipo de brasão, mostrando a competência de cada um.
O autor fala sobre o projeto com o nome de NECTAR, que tinha o objetivo de facilitar a circulação de estudantes, com um sistema de conhecimentos. A árvore de cada uma das cinco universidades podia ser vista, mas outra árvore com os estudantes das cinco universidades podia comunicar e ligar outros estudantes através do perfil e de suas competências, fazendo com que pensem