fichamento - arquitetura das árvores
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUL – CERES
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSOR (A): Gabriela Morais
FASE: 8ª SEMESTRE: 2013.1
DISCIPLINA: 8PPAIS
Fichamento referente ao texto “Arquitetura das Árvores: Construindo com a Natureza”
Juliana Castro e Alina Santiago
Laguna, 07/03/2013
1. Referências
CASTRO, Juliana; SANTIAGO, Alina. Arquitetura das árvores: construindo com a natureza. Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
2. Ideia Central Formação e composição vegetal em relação a elementos isolados e em conjuntos simulando diferentes situações de projeto para um jardim botânico na cidade de Florianópolis/SC.
3. Ideias Parciais
- Primeiramente foi necessário um estudo da temática a partir de uma análise documental. Também foi feita a definição dos padrões de composição de acordo com a forma, a função e o comportamento temporal, criando uma base teórica para tal escolha.
- A área foi compreendida através de setores diferenciados definindo a dimensão dos lugares, o que permitiu a definição de um primeiro zoneamento.
- Foram simuladas diferentes composições vegetais, fase considerada a mais importante de todo o trabalho.
- A adequação das alternativas propostas foi a etapa seguinte do estudo, definindo espécies e realizando o anteprojeto paisagístico.
- Para a construção da paisagem foram seguidas algumas leis de composição. As árvores são consideradas elementos vegetais estruturadores da paisagem, armando o cenário e delimitando o espaço exterior.
- Para os padrões compositivos foram utilizados: Elementos isolados: Árvores como escultura, deixando em volta espaço suficiente para que haja destaque de tal elemento, criando marcações e referenciais. Grupos: Predominância da característica formada pelo conjunto, e não pela forma individual. É importante, nesse caso, evitar o uso de grupos com