Fichamento Analitico: A vida politica
PARADOXOS DA POLITICA
Ao pensarmos sobre a politica, surgem certas divergências, primeiramente podemos destacar o fato de que a politica muitas vezes é vista como uma atividade própria de determinadas pessoas. É como se existissem pessoas predeterminadas para fazerem politica, os chamados profissionais políticos.
Por outro lado, nos remetemos ao ponto dos seguintes questionamentos: quem são os atores da politica? A politica é para alguns ou para todos nós? Diante disso, consideramos que a politica acaba por cair em um paradoxo, por vezes se refere a governantes, outras vezes a ação coletiva do povo.
Eis que a politica toma distinções de acordo com o seguimento ao qual é aplicada: hospital, escola, sindicato. Com isso, a politica ira ser orientada da maneira a qual o seguimento demandar.
Quando pensamos na politica de governo e administração, esta pode ser vista como uma atividade que irá necessitar de formas de gestão institucional, bem como irá envolver poder. Assim, estará relacionada a questões de poder e organização de administração de grupos, o que nos faz entende-la generalizada.
Dentro do uso generalizado da palavra politica, é possível dar a ela três significados inter-relacionados:
Primeiro, entender governo confundindo-o com Estado, contudo, estes são diferentes. Governo diz respeito a programas e projetos que são propostos por parte de uma sociedade, já Estado é relativo a autoridade para gerir o erário ou fundo publico. A estes dois é conferido igualmente o poder para decretar guerra e paz.
Segundo, é pensar no significado da politica voltando-se para os profissionais políticos, especialistas que almejam um cargo do Estado para se dedicar a ele, sendo que estes tratam a politica como algo muito distante da sociedade, tratam-na como se fosse ela fosse deles e para eles.
Terceiro, é o mais comum de se ver, está voltado para a politica permeada por interesses pessoais, distintos da sociedade.
Nestes contextos em que a