FICHAMENTO ANA CRISTINA 2
ECONÔMIA– FICHAMENTO–INFLAÇÃO, MOEDA E BANCOS EM PIERO SRAFFA.
PROFESSORA: ANA CRISTINA
PALAVRAS-CHAVE: inflação, monetária , guerra, bancaria, moeda, emissão , dinheiro, comércio , Banco, créditos , Papel-moeda, mercadorias ejustiça .
FONTE: Professor José Walter Martinez - Instituto de Economia – Unicamp.
RESUMO: O texto inicia mostrando o primeiro trabalho produzido por Piero Sraffa “A inflação monetária na Itália durante e depois da guerra”. Trabalho esse dividido em cinco etapas, A expansão da circulação monetária, A inflação bancaria, Efeitos da inflação sobre os preços, Métodos empregados para o retorno à moeda estável, Os remédios mais idôneos para tornar sadia a circulação italiana na situação atual. Nesse contexto e mostrado cada uma das etapas detalhadas pelo autor. A principio o autor explica a expansão monetária. Sraffa se preocupa em determinar quais as razoes que se aplicam ao aumento da circulação monetária na Itália. As primeiras emissões de moeda foram realizadas para algumas instituições de credito que apresentavam dificuldades, superada essas dificuldades o montante adicional de moeda deveria, segundo Sraffa, ter sido retirado de circulação. A dificuldade passa a ser então, identificar quais razoes e porque isso ocorreu.
Surge então, a emissão de dinheiro, que foi utilizada pelo estado para a aquisição de cereais e outros produtos, perdendo, definitivamente, o seu caráter de transitoriedade. A circulação de dinheiro atravez da emissão segundo Sraffa, constituíam simplesmente ‘’empréstimos feitos pelos institutos de emissão ao estado’’ implicando num aumento da ‘’Circulaçâo sem ao menos aparência de uma maior solicitação de dinheiro por parte do publico. Surge um aumento da circulação da moeda por conta do comércio . Sraffa baseado em estudos realizados por STRINGHER, apontar resumidamente três pontos . o primeiro foi a principal causa do aumento da moeda da circulação “somas substanciais de recursos