FICHAMENTO AGRONOMIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM ENGENHARIA AGRONÔMICA
LATIFÚNDIO: O PECADO AGRÁRIO BRASILEIRO
Fichamento apresentado no
Engenharia Agronômica da
AGES.
Paripiranga
Maio de 2014
curso de
Faculdade
STEDILE, João Pedro. Caderno de Formação Nº 33, Latifúndio: O Pecado Agrário
Brasileiro. São Paulo, Editora Record, 2000.
Credenciais do Autor
João Pedro Stedile é um economista e ativista social brasileiro. É graduado em economia pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do
México. Marxista por formação, Stédile é um dos maiores defensores da reforma agrária. Filho de pequenos agricultores da província italiana de Trento, reside hoje em São Paulo. É membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do qual é também um dos fundadores. Participa desde1979 das atividades da luta pela reforma agrária no País, pelo MST e pela Via
Campesina. Recebeu a medalha "Mérito Legislativo", concedida a personalidades brasileiras ou estrangeiras que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. O livro nos mostra a real situação do processo de concentração da terra em que gira em torno do capitalismo e não há uma democratização justa e igualitária.
Capítulo I: O que é Latifúndio
“O significado de grande extensão de terra, pode variar de acordo com a realidade de cada país, bem como das diferentes regiões num mesmo país”. (p. 05)
“Dessa forma, embora originalmente o conceito de latifúndio designasse apenas as grandes propriedades de terra, agora, incluíam-se também todas as propriedades rurais improdutivas”. (p. 07)
Parecer:
Fica explicito que latifúndio é um termo originário da língua latina, e que atualmente serve para se referir à propriedade rural de grande extensão, constituída em sua maioria de terras não cultivadas e/ou exploradas com técnicas de baixa produtividade. Capítulo II: A natureza