Projeto
1 TEMA
A reciclagem de resíduos sólidos
2 PROBLEMA
Resíduos sólidos são resíduos que resultam de atividades humanas e que são lançados no ambiente. O termo lixo já foi usado para definir resíduos sólidos, entretanto a palavra lixo quer dizer coisa imprestável, o que não é o caso dos resíduos sólidos, pois, a maioria, é material reaproveitável, com um potencial econômico agregado respeitável.
A operação de caracterização quantitativa dos RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) de uma cidade é tarefa estressante, necessitando de muita determinação e perseverança das pessoas nela envolvidas. Considerando que esta operação é influenciada principalmente por fatores como o crescimento demográfico, hábitos e costumes da população e mudanças na política econômica do país, sugere-se um monitoramento sistematizado, inclusive com tratamento estatístico, dos dados referentes à qualidade e quantidade anual dos RSU gerados na cidade. Para se controlar a qualidade do ambiente é preciso antes controlar a produção de RSU e saber o destino certo deles.
A quantidade de RSU é tão grande que se faz necessário um gerenciamento especifico para o mesmo. Só assim pode-se garantir preservação ambiental e qualidade de vida. Existem vários sistemas de tratamento e/ou aproveitamento de resíduos sólidos, como: reciclagem (consiste em aproveitar o material inorgânico dos resíduos sólidos urbanos, reduzindo o consumo de energia; gerando menos poluição ambiental e visual. Às vezes diminuindo a extração de recursos naturais não renováveis; reduzindo o volume de rejeitos a ser destinado aos aterros sanitários e/ou lixões, aumentando a vida útil dos aterros; e ainda contribuindo para a limpeza urbana e saúde pública; para se fazer uma melhor seleção dos materiais recicláveis, o ideal, é a coleta seletiva); compostagem (consiste num processo biológico de decomposição controlada da fração orgânica biodegradável contida nos resíduos de modo a resultar em um produto