Curiosidades sobre as Abelhas
As abelhas são insetos que vivem em sociedade, moram em colónias organizadas. Fazem parte da sua hierarquia social: a rainha, as operárias e os zangões. Cada grupo possui funções bem definidas. Numa colónia, em condições normais, existe uma rainha, cerca de 5.000 a 100.000 operárias e de 0 a 400 zangões.
ABELHA RAINHA
A função da rainha é pôr ovos e a manter a ordem social na colmeia. A larva da rainha é criada num alvéolo modificado, bem maior que os das larvas de operárias e zangões, de formato cilíndrico, denominado realeira, sendo alimentada pelas operárias com a geléia real, produto rico em proteínas, vitaminas.
A rainha adulta possui quase o dobro do tamanho de uma operária e é a única fêmea fértil da colmeia. A vida reprodutiva da rainha inicia-se com o voo nupcial para sua fecundação que ocorre, aproximadamente, 5 a 7 dias depois de seu nascimento.
OPERÁRIAS
As operárias realizam todo o trabalho para a manutenção da colmeia. Elas executam atividades distintas, de acordo com a idade, desenvolvimento glandular e necessidade da colónia. As operárias não se reproduzem. Isso acontece porque, na fase de larva, elas recebem alimento menos nutritivo e em menor quantidade que a rainha. Elas possuem órgãos de defesa e trabalho perfeitamente desenvolvidos, muitos dos quais não são observados na rainha e no zangão, como a corbícula (onde é feito o transporte de materiais sólidos) e as glândulas de cera.
ZANGÕES
Os zangões são as abelhas machos da colônia, cuja única função é fecundar a rainha durante o voo nupcial. As larvas de zangões são criadas em alvéolos maiores que os alvéolos das larvas de operárias e levam 24 dias para completarem seu desenvolvimento de ovo a adulto. Eles são maiores e mais fortes do que as operárias, entretanto, não possuem órgãos para trabalho nem ferrão e, em determinados períodos, são alimentados pelas operárias. Em contrapartida, os zangões apresentam os olhos compostos mais