fichamento 09
CURSO DE LETRAS/INGLES
CAMPUS DE PIRIPIRI
COMO PRODUZIR MATERIAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS.
FRANCISCO DAS CHAGAS MACHADO NETO
Piracuruca, 26 de outubro de 2010.
INTRODUÇÃO.
A produção de materiais de ensino é um conjunto de atividades que devem criar um instrumento de aprendizagem. Essa seqüência de atividades pode ser descrita de várias maneiras, envolvendo um número maior ou menor de etapas. Deve abranger pelo menos quatro momentos: (1) análise, (2) desenvolvimento, (3) implementação e (4) avaliação.
Essas quatro etapas devem formar uma série periódica, onde a avaliação leve a uma nova análise, reiniciando um novo ciclo.
Estes materiais vão desde, por exemplo, o resumo esquemático distribuído durante uma palestra para acompanhar o que diz o palestrante ate mesmo podem ser listados projetos envolvendo o uso de vídeo ou de multimídia interativa, o que pela sua complexidade exige um planejamento mais detalhado.
ANÀLISE.
Para que a aprendizagem ocorra é também necessário que o material entregue ao aluno esteja adequado ao nível de conhecimento do conteúdo a ser desenvolvido. A capacidade de acionar o conhecimento prévio do aluno é uma condição necessária para o sucesso de um determinado material.
DESENVOLVIMENTO.
A definição clara dos objetivos dá uma direção à atividade que está sendo desenvolvida com o uso do material. O desenvolvimento ajuda quem aprende e quem ensina isso porque facilita a visão geral do que se espera que os alunos aprendam e também ajuda ao professor a saber se o ensino está sendo eficiente.
A definição dos objetivos.
Os objetivos podem ser gerais ou específicos. Objetivos gerais são formados para períodos maiores de aprendizagem, como o planejamento de um curso; os objetivos específicos, para períodos menores, envolvendo, por exemplo, uma aula ou atividade. Para os objetivos gerais usam-se geralmente verbos que denotam comportamentos não diretamente