Ficha de matematica
Lead
O Chafariz foi construído em 1789 e situa-se no Largo Miguel Lombarda, em Arruda dos Vinhos. A sua construção manifesta a influência pombalina na perfeição das linhas e também exibe marcas barrocas em certos pormenores. Desconhece-se quem foi o arquitecto, construtor e autor.
Corpo da reportagem
1-Caracteristicas Arquitectónicas
É formado pela bacia, por três bicas e por um tanque rectangular de grandes dimensões. Sob o frontão estão esculpidas em relevo as armas de Portugal. Tipologicamente, é um chafariz de espaldar. Na sua construção foram utilizados materiais como alvenaria mista, reboco pintado e cantaria de calcário.
A fonte de água que o abastecia nascia numa serra próximo do lugar da Mata, sendo conduzida por um aqueduto em arcadas, praticamente desaparecido.
2-Historial
Definido um amplo largo no centro da vila, o chafariz pombalino de Arruda impõe-se, hoje, mais pelo seu aparato cenográfico que marca decisivamente a malha urbana, do que pelas razões utilitárias que, em 1789, estiveram na origem da sua edificação. Na verdade, o século XVIII dedicou especial atenção à questão do abastecimento da água às populações, sendo que as construções decorrentes desta preocupação, por parte da coroa, dos municípios ou dos nobres e eclesiásticos era, simultaneamente, uma forma de reforço do seu poder, ao qual não deixavam de associar a sua própria imagem, habitualmente através da exibição de brasões.
O é contemporâneo das Invasões Francesas, sendo palco de muitos acontecimentos históricos. Realçamos o episódio da Implantação da Republica Portuguesa, a comemorar 100 anos, em que foi proclamada a Republica nos Paços do Concelho, situado frente ao Chafariz, para grande euforia do povo. E, num acto de derrube da Monarquia, foi desbastada a Coroa Real existente no espaldar do Chafariz.
Conclusão
Foi classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico –