calculo cramer
(INFRA-ESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES DO EDIFICIO)
As instalações ITED são as infra-estruturas que permitem a utilização das telecomunicações em edifícios, desde instalações individuais até instalações colectivas e desde a habitação, serviços até à indústria e outros tipos de utilização. No essencial, ITED refere-se a instalação de telefone, internet e televisão.
Utilizam-se, essencialmente, dois cabos: UTP Cat. 6 (ou Cabo de Pares de Cobre) para rede de telefone/internet e cabo coaxial para a rede de televisão.
Além daqueles dois cabos também se utiliza FIBRA ÓPTICA para qualquer um dos serviços
Nas instalações IETD é necessário fazer cálculos para determinar o nível de sinal nos cabos coaxiais e os cabos de fibra óptica.
Constituição das ITED:
TUBAGEM:
TUBOS – essencialmente tubos rígidos ou flexíveis com parede interior lisa
CVM – Caixa de Visita Multi-Operadores (todas as instalações ITED têm que ter e é colocada no pavimento na via pública ou passeio público)
CEMU – Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar (como o nome indica é para Moradias e é colocada, no muro ou fachada)
ATE – Armário de Telecomunicações do Edificio, usa-se em edifício com utilização colectiva e é colocado nas zonas comuns a todos os utilizadores. Regra geral são instalados dois por edifício: um no Rc e outro no último piso do edifício
ATI – Armário de Telecomunicações Individual que é instalado um por utilizador individual, tais como moradias, apartamentos e pequenas instalações de serviços ou comércio.
CATI – Caixa de apoio ao ATI que será colocada em local tido como conveniente e servirá para colocar aparelhos tais como routers e outros similares.
CABOS
UTP Cat. 6 – cabo de 4 pares de cobre, da chamada categoria 6 e que geralmente serve para rede de telefone/internet
Cabo Coaxial – cabo que serve essencialmente para rede de televisão
Cabo de Fibra Óptica – estes cabos servem para todos os serviços