Arte barroca
Índice
Conteúdo
Introdução 3
Contextualização Histórica 4
A Arquitetura Barroca 5
A Escultura Barroca 6
Características: 7
A Pintura Barroca 8
Barroco em Portugal 9
Conclusão 12
Introdução
No âmbito da ufcd Património Artístico e Cultural, foi-nos proposto pelo formador Rui Silva a realização de um trabalho sobre a Arte Barroca. Neste trabalho iremos falar sobre:
Contextualização Histórica (espacial e temporal);
A Arquitetura Barroca- Características
A Escultura Barroca- Características;
A Pintura Barroca- Características;
O Barroca em Portugal.
Contextualização Histórica
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
O Barroco foi uma continuação natural do Renascimento, porque ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse pela arte da Antiguidade clássica, embora interpretando-a diferentemente.
A Arquitetura Barroca
Destinava-se a fascinar pelos sentidos e a veicular uma mensagem ideológica através:
do movimento curvilíneo, real ou aparente; da assimetria; do jogo da luz e da sombra; da busca do infinito, do teatral, do fantástico; do cenográfico.
Na arte religiosa, procurou aprisionar o crente pelos sentidos – visual, auditivo, olfativo – de forma a provocar emoção, afetividade e misticismo.
Definiu uma arte nova e original em termos de linguagem decorativa, mais fantasista, mais imaginativa, mais cénica, mais ao gosto pessoal dos seus criadores. Foi uma arte que se aliou ao poder: dos reis e da Igreja.
A Escultura Barroca
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas