Ficha de Leitura
CACIOLI, Natália; CUMINALE, Natalia. Rápido e Letal. Veja. São Paulo. ed.2385 ano 47- n. 32, ago. 2014.p. 90-91.
Não Ficção.
Relaciona-se com a elaboração do portfólio.
“Depois de dois anos sem dar sinais, o ebola ressurgiu com força total. Na pior epidemia já registrada, o vírus infectou milhares de pessoas e fez quase 750 mortos na Guiné, Serra Leoa, Libéria e Nigéria. Por enquanto, a probabilidade de ele alastrar-se é remota.” (p.90)
“Quatro dias depois, estava morta.” (p.90)
“Nas áreas afetadas, fronteiras foram fechadas e as aulas, suspensas.” (p.91)
“Apesar da agressividade do ebola, é improvável que ele saia vitorioso no embate com o homem.” (p.91)
O ebola na África
O combate entre o homem e o vírus ressurge, o ebola um dos mais mortais que se tem conhecimento reaparece no oeste africano. É a pior epidemia desde a descoberta, em1976 no Zaire e Sudão. A primeira pessoa infectada, uma menina da
Guiné teve como sintomas febre, vômito e diarreia tendo falecido alguns dias depois, em seguida o vírus se espalhou fazendo mais vitimas.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos informou que viagens para as áreas afetadas são de altíssimo risco, mas não é provável que ebola se espalhe por outros países. O morcego é o hospedeiro do vírus, entre seres humanos a contaminação ocorre por meio do sangue, suor, saliva, vômito, fezes e urina. A mortalidade neste surto pode chegar a 60%, até agora 100 médicos já foram infectados, o médico americano Kent Brantly que esta com o vírus, as crenças e religiões contribuem para que o vírus se espalhe, pois costumam eles mesmos enterrar os seus próprios mortos sem o cuidado adequado.
O período de vida do ebola é muito curto e ele mata rapidamente, isso faz com que a sua contaminação seja mais restrita e as chances de controlá-lo sejam altas, nos casos mais graves ele destrói os vasos sanguíneos e quando ocorre a morte é iminente.
O artigo é simples e curto, me pareceu