ficha de leitura
Finalidade - O Autor quer mostrar que assim como alguns alunos do ensino fundamental, alguns acadêmicos ainda não têm o dom de fazer textos que contem o básico: coesão e coerência e que há uma serie de fatores que contribuem para esse problema.
Metodologia - Foi observado que se alguém não está preparado para passar o conteúdo com um método ativo, automaticamente a aprendizagem será de forma mecânica, logo não terá amplitude na escrita nem na oralidade e por isso os textos serão sempre limitados e vazios. Criando um ciclo de deficiência textual.
Fontes – Hallyday & Hasan (1989, p.47), (cf. Hallyday & Hasan, 1989, p. 55), Searle, 1981, p. 30)
Comentários principais - Pode-se observar que durante a leitura do texto, problemas de diversos tipos são apresentados pelo autor no momento da escrita, exemplo que quando há uma distância entre o que foi passado e o que foi entendido, apesar de cada um ter sua maneira de interpretar as coisas, muita gente muda completamente o foco, exterminando a coesão do texto. A capacitação do leitor é necessária, tanto oral quanto textual, pois uma é fundamental para a outra, evitando deixar seu texto se tornar vazio. Pude entender que nesse texto, para se ter uma boa escrita é necessário ter: conhecimentos abrangentes, remontar textos, recapitular idéias e assimilar a sua opinião para chegar ao produto final. É importante bastante treino desde a escola até o resto da vida, para que você consiga se expressar melhor e fazer com que as pessoas consigam entender claramente o que você quer passar sem deixar dúvidas.