ficha de leitura finalizada Sociedade do Conhecimento
Ficha de Leitura
Titulo: Sociedade do Conhecimento
Autor: S. Squirra
Refêrencias Bibliográficas:
BRAMAN, Sandra. Defining information – No approach for policymakers.
Telecommunications policy, Stoneham, Butterworth & Co, 1989, p.233.
BUCKLAND, M. Information and information systems. New York, Praeger, 1991, p.3.
CONTINI, Elísio, REIFSCHNEIDER, Francisco e SAVIDAN, Yves. Os donos do conhecimento. Revista Ciência Hoje, vol.34, no. 201, p.16.
DAVENPORT, Thomas. Ecologia da informação. S.Paulo, Futura, 2001, p.18.
MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. S.Paulo, Loyola, 2002, p. 14.
SHANNON, Claude e WEAVER, Warren. The mathematical theory of communication.
Urbana, University of Illinois Press, 1949, p. 8.
STRAUBHAAR, Joseph e LAROSE, Robert. Communications media in the information society. Belmont, Wadsworth Publ.Co., 1995, p.63.
Indicado para: Prática de Leitura
Resumo
A sociedade do conhecimento trouxe consigo a velocidade do tempo real, com amplas possibilidades de controle, armazenamento e liberação de acesso a múltiplos conjuntos de informações. Cada vez mais, essas possibilidades tornaram-se alguns dos vetores mais importantes na definição da produtividade das economias nacionais e a informação configurou-se como o principal ativo das empresas e países na sua busca por maior competitividade.
Citações Importantes
Trata-se de setor que requer deslocamentos interdiciplinares, sofisticados para que possa decodificar suas intrincadas rasmificações, sujeitos e abrangências (SQUIRRA, 2005, p.264 )
De forma historicamente sumarizada, o conhecimento vem sendo assumido como um fator de produção e domínio, representando o denominador deterninante dos desenvolvimentos econômicos e sociais. (SQUIRRA, 2005, p.259 )
Comentários
Com o avanço da tecnologia as formas de se adquirir conhecimentos ficaram vada vez mas acessivel e a sede pelo saber vem aumentando no mesmo