Psicologia
Ivete Pellegrino Rosa*, Marcia Zorello Laporta**, Maria Elena de Gouvêa***
Resumo Apresentamos uma análise da aprendizagem significativa do ponto de vista da psicologia humanista no ensino de ciências para alunos de 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental. Partiu-se da preocupação de se aproximar ao cotidiano dos alunos assuntos como bactérias, fungos, vírus, protozoários, algas microscópicas, para se obter aprendizagem que fosse significativa. Para isso, foi elaborado o projeto Ensino de Microbiologia em parceria com duas escolas da rede pública, que resultou em um conjunto de 6 oficinas, incluindo jogos de diferentes modalidades, associados ao trabalho do professor. Os alunos envolveram-se efetivamente no processo de aprendizagem, construíram conhecimento e passaram a expressar sentimentos de valorização diante do processo vivido na interação com o professor, facilitador e orientador. Palavras chaves: aprendizagem significativa; ensino de ciências; psicologia humanista; cotidiano do escolar; ensino-aprendizagem.
Introdução No processo ensino-aprendizagem são muitas as situações que ocorrem entre quem ensina e quem aprende como, por exemplo, as de natureza sócio-culturais, as afetivas e as cognitivas, tornando a questão da aprendizagem um desafio ao trabalho docente. Capozoli (2000), analisa que, na atualidade, há problemas no ensino de ciências, com livros didáticos contendo erros e professores despreparados, mesmo sendo “o final do século XX, uma época construída pela ciência” .( p. 35).
_______________
* Professor – Doutor, Colegiado de Pedagogia, Centro Universitário Fundação Santo André - FSA; ** Professor – Doutor, Colegiado de Ciências Biológicas, FSA; *** Professo – Mestre, Colegiado de Pedagogia, FSA.
1
No entanto, a escola é o lugar da formação do espírito científico, por meio das atividades operativo-construtivas,