Ficha de Leitura - Fatos Sociais
AUGUSTINE TIMM
FICHA DE LEITURA – FATOS SOCIAIS - EMILE DURKHEIM
PELOTAS – RS ABRIL 2013
Neste texto Durkheim mostra que os Fatos Sociais consistem em maneiras de pensar, agir e sentir que são impostas às pessoas através de um poder coercitivo.
Émile Durkheim define o fato social como “coisa” por ser algo que, mesmo não sendo material, este algo existe como objeto independentemente das ideias e valores, onde as pessoas devem analizar este fato de fora. Com isso Durkheim quer dizer que a pessoa deve ter neutralidade e objetividade em relação a sociedade, ele deve descrever a realidade e os fatos sociais, sem deixar que suas ideias e opiniões interfiram na observação dos fatos sociais.
Da mesma maneira que a física e a biologia estudam os fatos da natureza, assim a sociologia estuda os fatos sociais. Para Durkheim, fatos sociais são a maneira de vestir, a língua, o sistema monetário, religião, leis e etc. A mesma age sobre os individuos sendo exterior a eles e com o poder de pressão obrigando-os a agirem de certa forma, ou seja, da maneira que a sociedade acha correta.
Esta obrigação já é imposta às pessoas desde crianças, pois a sociedade por intermédio dos pais, ensinam-as a mandeira de vestir, falar, agir e etc., sendo assim, o grupo social é perpetuado, apesar da morte dos individuos.
Por exemplo, se uma pessoa vai até a casa de um vizinho ou conhecido e chegando lá, abre a geladeira, deita no sofá, as pessoas da casa não irão gostar ou irão achar estranho. Mas não existem leis escritas que impeçam as pessoas de ter atitudes como esta, mas a maioria das pessoas se sentem proibidas de fazer isto. Isto se chama ação coercitiva do fato social,