ficha de leitura alice no país das maravilhas
Alice no País das Maravilhas
Título: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas
Autor: Charles Lutwige Dogson (Lewis Carroll)
Ilustrador: John Tenniel
Tradutor: Maria Filomena Duarte
Editora: Bertrand
Ano de Edição: 2010
Nº de Páginas: 149
ISBN: 978-972-25-2117-8
Referências: O livro foi traduzido em 125 línguas.
Biografia do autor
Lewis Carroll (1832-1898) nasceu em Daresbury, Inglaterra, no dia 27 de janeiro de 1832. Filho de um clérico de província, nasceu no presbitério de Deresbury. Estudou no Christ College, em Oxford, recebendo o diploma de matemático em 1845. Permaneceu em Oxford até 1881, trabalhando como professor e conferencista.
Em 1951, passou a dedicar-se a desenhar e fotografar crianças. Passava a maior parte de suas horas livres em companhia das crianças das famílias MacDonald e Liddell. Inventava longas histórias. Em 1862, ao passear de barco com as meninas Alice, Edite e Lorina, da família Liddell, começou a criar a história "Alice no Pais das Maravilhas", publicada em 1865. Em seguida escreveu "Alice Através do Espelho", publicada em 1872, onde o tema é uma partida de xadrez e os personagens são as peças do jogo.
Lewis Carroll publicou também "Um Programa para um Plano de Geometria Aplicada", "Euclides e seus Rivais Modernos" e "Matemática Curiosa", todos com seu nome verdadeiro. Sob o pseudônimo, pelo qual ficou conhecido, publicou "Dinâmica de uma Partícula", "Parques Desertos" e "Belfry". Escreveu as poesia "O Caçador de Serpentes" e "Fantasmagoria", onde introduziu uma forma original de verso: utilizava o sobrenatural e o absurdo, como temas, estilo que foi imortalizado na "Canção do Jardineiro Maluco".
Foi o livro "Alice no País das Maravilhas", que o consagrou. Ao criar os personagens, baseou-se em pessoas da sociedade e da aristocracia da Inglaterra. Há quem afirme que a rainha do Pais das Maravilhas, era a Rainha Vitória.
Lewis Carroll (Charles Lutwidge Dodgson) faleceu em Guildford, Inglaterra, no dia 14 de