Ficha Brasil I Seminario A Ucar
Nome: Marcelo Vargas
Turma: 23
Data: 14/10/14
Tarefa: Fichamento Seminário
Referencia Bibliográfica:
SCHWARTZ, Stuart, SEGREDOS INTERNOS - Engenhos e escravos na sociedade colonial, (1550-1835) / Editora Cia das letras - São Paulo, 1995 p. 95-120.
Autor (a):
Stuart Schwartz – Professor Schwartz, que recebeu seu Ph.D. de Columbia em 1968, é especializada em História da América Latina colonial, especialmente no Brasil e sobre a história da expansão Moderna. Entre seus livros estão Soberania e Sociedade no Brasil Colonial (1973), Early América Latina (1983), As plantações de açúcar na formação da sociedade brasileira (1985), escravos, camponeses e rebeldes (1992), como editor, um governador e sua imagem em barroco Brasil (1979), entendimentos implícitos (1994), vencedores e vencidos: espanhóis e Nahua Vistas da Conquista do México (2000), História de Cambridge de povos nativos das Américas. América do Sul (1999), e todos podem ser salvos: tolerância religiosa e salvação no mundo atlântico ibérico (2008). Ele está atualmente trabalhando em vários projetos: uma história de independência de Portugal e da crise do Atlântico Ibérico, 1620-1670; e uma história social de furacões do Caribe.
Palavras-chave:
Produção / Escravos / Engenho / Beneficiamento / Qualidade
Resumo:
Na síntese que veremos em seguida poderemos analisar e assim conseguir refletir sobre tudo o que envolvia o processo de beneficiamento da cana de açúcar, seguindo pelos momentos de inicio de safra e seus costumes, momentos marcados pela religiosidade e crença para uma boa e segura safra. O que poderá ser visto como a produção em si era muito complexa, não passando apenas pela plantação e sim por todo um processo qualitativo e de escolhas, que se feitas de maneira errada colocaria em risco uma safra inteira. O processo do beneficiamento, após o seu termino poderemos ver as especializações criadas para poder controlar sua saída da colônia para a