Trabalho De Desenhos Infantis
Introdução...................................................2
Teoria Piagetiana.........................................3 ,4
Análise dos desenhos obitidos.....................5
Conclusão.....................................................6
Introdução
O trabalho trás a teoria Piagetiana sobre o desenho infantil, mais concretamente por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.
São objetivos desse trabalho, apresentar a teoria piagetiana sobre o desenho infantil, analisar desenhos de crianças e comparar esses desenhos com a teoria piagetiana.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliografica, enriquecida com o desenho das crianças participantes.
2
Teoria Piagetiana
Piaget (1948) diz que a representação é gerada pela função semiótica, a qual possibilita à criança reconstruir em pensamento um objeto ausente por meio de um símbolo ou signo. A representação é condição básica para o pensamento existir, uma vez que, sem ela, não há pensamento, só inteligência puramente vivida como no nível sensório-motor. É através do surgimento da função semiótica que a criança consegue evocar e reconstruir em pensamento ações passadas e relacioná-las com as ações atuais. Essa passagem é possível por interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas. Na garatuja, a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície, e ela sente prazer ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu. No decorrer do tempo, as garatujas, que refletiam o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação, e