Ficha Bibliogr Fica Espanhol
Nome: Jessica Fernandes Augusto
N° 21
Série: 2°B
Sobrenome do Autor: Márquez
Nome do Autor: Gabriel García
Nome da Obra: Cem Anos de Solidão
Cidade (Tradução): Rio de Janeiro
Edição: 48°
Ano: 1967
Página
Citação
Opinião Pessoal
6
“José Arcadio Buendía, que ainda não se consolara de todo do fracasso dos seus ímãs, concebeu a ideia de utilizar aquele invento como uma arma de guerra. ”
Gostei da esperança dele, reflete a nossa própria, e o quanto tentamos coisas, às vezes, absurdas, mas que parecem tão reais em nossa mente.
7
“(...) o pai se sentou na cabeceira da mesa, tremendo de febre, devastado pela prolongada vigília e pela pertinácia da sua imaginação, e revelou a eles a sua descoberta:
— A terra é redonda como uma laranja.
Úrsula perdeu a paciência. “Se você pretende ficar louco fique sozinho”, gritou. ”
É engraçado ver como as pessoas chamam as outras de loucas quando inventam ou descobrem algo brilhante, sempre há aqueles que vão dizer que está “errado”.
8
“— Absolutamente —corrigiu Melquíades. — Está comprovado que o demônio tem propriedades sulfúricas, e isto não passa de um pouco de sublimado corrosivo. ”
Interessante ver que além dele ser cigano, Melquíades é uma pessoa viajada, com experiências de vida e certo conhecimento da ciência.
9
“Além destas coisas, Melquíades deixou amostras dos sete metais correspondentes aos Sete planetas, as fórmulas de Moisés e Zózimo para a duplicação do ouro, e uma série de notas e desenhos sobre os processos do Grande Magistério, que permitiam a quem os soubesse interpretar a tentativa de fabricação da pedra filosofal.”
É mais legal ainda, ver que ele quer passar o seu conhecimento para as pessoas.
10
“— Estão ocorrendo coisas incríveis pelo mundo — dizia a Úrsula. — Aí mesmo, do outro lado do rio, existe todo tipo de aparelho mágico, enquanto nós conti-nuamos vivendo como os burros.”
Me lembrou o Mito da Caverna, de Platão, onde deve se sair da sua zona de conforto para achar a realidade e