Fibras
Sensores indutivos Sensores indutivos de proximidade são hoje em dia indispensáveis para área industrial. Quando comparados às chaves mecânicas eles oferecem todas condições ideais: operação sem contato, alta frequência de chaveamento e segurança. Adicionalmente, eles são insensíveis à vibração, pó e corrosão. Sensores indutivos detectam todos os metais sem contato.
Aplicação: Esse tipo de sensor é principalmente aplicado para substituir chaves tipo fim-de-curso, pois oferecem maiores vantagens em relação a essas chaves tradicionais.
A maior vantagem é dada pelo fato deste sensor não necessitar de um contato físico para atuar, ou seja, a detecção é realizada com uma simples aproximação do objeto. Isso proporciona maior durabilidade, alta velocidade de comutação e maior nível de confiabilidade se comparar com as chaves fim de curso.
Mas é claro que essa não é a única aplicação desse tipo de sensor, pois há aplicações que só são possíveis com o uso desse tipo de sensor, como por exemplo, para contar peças, medir velocidade, detectar materiais de baixa resistência mecânica, entre muitas outras.
Sensores capacitivos Sensores capacitivos são usados para a detecção sem contato de qualquer objeto. Em contraste com os sensores indutivos, que detectam apenas objetos metálicos, os sensores capacitivos podem detectar também materiais não metálicos. Aplicações típicas em indústrias de madeira, papel, vidro, plástico, alimentícia e química.
Aplicação: Detecção de materiais como papel, vidro, plástico, óleos, água, bem como metais, Controle de nível de líquido num recipiente, Controle de presença de objetos.
Sensores magnéticos Sensores magnéticos são usados para a detecção de posição, sem contato, em tecnologia de controle. Eles são usados