Semicondutores
SEMICONDUTORES CARACTERÍSTICAS
OS SEMICONDUTORES NÃO SÃO BONS NEM MAUS CONDUTORES DE ELETRICIDADE, NA VERDADE A SUA CONDUTIVIDADE DEPENDE DA TEMPERATURA A QUAL ELE ESTÁ SUBMETIDO.
POR EXEMPLO, UM CRISTAL DE SILÍCIO SE COMPORTA COMO UM ISOLANTE PERFEITO A TEMPERATURA DE -273ºC. A MEDIDA QUE A TEMPERATURA VAI AUMENTANDO, SUA CONDUTIVIDADE TAMBÉM AUMENTA. O SILÍCIO E O GERMÂNIO SÃO OS SEMICONDUTORES USADOS NA CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS (DIODOS, TRANSISTORES, CIRCUITOS INTEGRADOS ETC.).
O diodo é apenas um dos diversos componentes usados em eletrônica. Um díodo é um componente de larga utilização na eletrônica. Os diodos são componentes eletrônicos formados por semicondutores. São usados como semicondutores, por exemplo, o silício e o germânio, que em determinadas condições de polarização, possibilitam a circulação de corrente. Externamente, os diodos possuem dois terminais: Ânodo (A) e o Cátodo (K) e há, próximo ao terminal Cátodo uma faixa que o indica. Possui formato cilíndrico. O diodo é a aplicação mais simples da união PN (semicondutores) e tem propriedades retificadoras, ou seja, só deixa passar a corrente em um certo sentido (Anodo-Catodo), sendo o contrário impossível, exceto nos diodos zener, que nessa condição deixam passar uma voltagem constante. Existem certas variações na sua apresentação, de acordo com a corrente que o percorre. Existem também os diodos emissores de luz, os famosos LED's (light emissordiode), que são representados por um diodo normal mais duas pequenas flechas para fora, que indicam que emite luz. Possuem as mesmas propriedades dos diodos normais, porém, é claro, emitem luz.
UTILIZAÇÃO DO DIODO - LED
Aula de Eletrnica Diodos
httpmarcelomoraeswordpresscom.wmv
Este movimento de elétrons de valência (ou de lacunas), é o que diferencia os semicondutores dos condutores. Num condutor só existe corrente de