Fibras, Pavimento intertravado, usos de bambu e madeira de demolição
URI – Campus de Erechim
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Curso de Engenharia Civil
Construção sustentável: Móveis com madeira de demolição, pavimento Inter travado, uso do bambu e fibras.
Ananda Melissa Betto
Larissa de Giacometti
Charlei Mateus Sostizzo
Samara Biazus
Ulisses Bergamo de Godois
Erechim – RS, 28 de maio de 2012.
FIBRAS
Estimativas indicam que os resíduos resultantes da construção, manutenção e demolição de edificação representa entre 40% e 60% do resíduo urbano.
Aproximadamente 70% dos recursos naturais explorados no mundo são voltados para a construção civil, sendo assim, uma das grandes questões a serem discutidas.
É preciso buscar soluções para minimizar os impactos do acúmulo desses resíduos, seja pelo reuso, reciclagem ou aumentando o uso de materiais renováveis, como as fibras naturais.
O Brasil é um dos países que possuem grandes vantagens no uso de fibras, pois dispõe de extensão territorial, clima favorável e alta produtividade de biomassa. Entretanto, sua aplicação ainda é limitada, e isso acontece porque falta conhecimento sobre o baixo custo de produção das fibras, facilidade de aquisição, benefícios de sua aplicação, além do preconceito quanto ao seu uso, por ser um material orgânico.
A cultura de cana-de-açúcar produz grande quantidade e variedade de resíduos: bagaço, vinhoto, águas residuais, palhiço. Pela homogeneidade e produção em volumes consideráveis, considera-se que há possibilidade de aproveitamento desses resíduos como matéria-prima para produção de componentes de construção.
Aplicações de fibras naturais na construção civil, dando enfoque para a fibra do bagaço da cana-de-açúcar (aglomerado de bagaço de cana – um material que utiliza matéria-prima renovável de baixo custo).
As construções sustentáveis mostram que para que um material de construção seja considerado ambientalmente mais sustentável é desejável que