Ambiental
A Degradação do meio ambiente é uma das grandes preocupações da construção civil no cenário mundial contemporâneo. Ao longo de todo o processo histórico civilizacional, o setor de construção civil foi um pilar intrínseco a vida do homem em grandes comunidades.
Consequentemente, podemos destacar que a construção civil está entre as ações humanas que mais degradam o meio ambiente. Tendo em vista que na atualidade o setor de construção civil apresenta um crescimento positivamente ímpar em relação a outros setores da economia internacional, é extremamente necessário discutir de forma responsável a construção sustentável, visto que esta pode ser capaz de diminuir consideravelmente os impactos ambientais em relação a uma obra tradicional. O presente artigo tem como objetivo expor e esclarecer grandes e pequenas ações que deveriam ser realizadas na construção civil da atualidade, principalmente pelas grandes empresas do setor, tendo como foco uma grande diminuição do consumo de energia elétrica e a utilização mínima possível de matérias extraídos da natureza, de forma que o impacto ao meio ambiente não seja tão devastador.
Mas porque se fazer uma construção sustentável?
As construções são a extensão do ser humano, elas são a base de suas realizações e manifestações, abrigam desejos e vontades, marcam acontecimentos e encontros, revelam características únicas e próprias. Assim como a humanidade, as edificações vêm sofrendo evoluções e alterações, distanciando-se da natureza como o ser humano, chegando-se ao ponto de existirem “edifícios doentes”, responsáveis por causar alterações na saúde de seus habitantes e usuários. Atualmente a construção civil está entre as atividades humanas que mais causam impactos ambientais no mundo (Ambiente.hsw). Segundo dados da ANAB, cerca de 50% dos recursos extraídos da natureza são destinados ao setor; e especificamente no caso do Brasil, é responsável pelo consumo de cerca de 40% dos recursos naturais e da energia