Fibra óptica
João Batista Galúcio Campos Júnior
Faculdade de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Setor Norte, Coroado I, Manaus-AM, Brasil Resumo Este trabalho analisa um cabo de fibra óptica, composto por um núcleo de vidro puro, com um diâmetro entre 6 a 250 micrômetros, sendo este rodeado por um revestimento de vidro ou plástico, de baixo índice de refração. O revestimento tem normalmente entre 10 e 150 micrômetros de espessura. Além de analisar as características relativas ao cabo e aos processos para sua transmissão de dados.
Palavras-chaves Fibra óptica, multimodo, monomodo, atenuação, modulação, demodulação, Core.
[1]
I. INTRODUÇÃO
[2] Nos dias de hoje, com a acelerada evolução dos meios de comunicação, nos deparamos com novos dispositivos tecnológicos com intuito de transporte das informações. Neste cenário encontra-se a fibra óptica, responsável por garantir um nível elevado de transmissão de voz, vídeos e dados de alta velocidade.
[3] Os cabos de fibra óptica estão substituindo os fios de cobre no mercado há algum tempo, devido ao seu melhor desempenho na velocidade de transmissão de informação digital. Estes cabos são geralmente feixes de “fios de vidro” extremamente puros, envolto por um material com menor índice de refração, geralmente duas camadas de plástico reflexivo. Sistemas de fibra óptica podem transmitir bilhões de bits de dados por segundo, e eles podem até mesmo levar vários sinais ao longo da mesma fibra usando lasers de cores diferentes, de acordo com o tipo da fibra, seja multimodo ou monomodo. Esses cabos são têm diâmetro de alguns micrometros, ligeiramente superior ao de um fio de cabelo e carregam a informação digital ao longo de grandes distâncias.
[4] Neste trabalho é apresentado funcionamento da fibra óptica, juntamente com suas características e limitações de uso atualmente.
[5]
II. FUNCIONAMENTO E CARACTERÍSTICAS
[6] A transmissão