Fibra óptica
Em 1956, o físico indiano Narinder Singh Kanpany, inventa a fibra óptica.
Mas alguns anos antes já se tinha feito algumas experiências com fibra óptica nomeadamente em 1930 na Alemanha. Contudo as pesquisas sobre as suas propriedades e as suas características só se iniciaram por volta de 1950.
Ao longo dos anos, foram feitas cada vez mais pesquisas acerca das propriedades e características das fibras ópticas, até chegarmos ao que elas são hoje em dia.
Agora as fibras ópticas são usadas em grande escala a nível mundial, e podem ter taxas de transmissão até 1GBPS. Em Portugal a velocidade máxima possível por agora é de apenas 200MBPS, mas as operadoras já prometeram mais velocidade até ao final de 2009. Em baixo vão encontrar a evolução das comunicações desde há 5 milhões de anos atrás até hoje: - Século VI A.C.: Ésquilos informou a Argos da queda de Tróia por meio de uma cadeia de sinais de fogo.
- Século II A.C.: Polibio propôs um sistema de transmissão do alfabeto grego por meio de sinais de fogo (dois dígitos e cinco níveis (52=25 códigos).
- 100 A.C.: Vidros de qualidade óptica somente apareceram após o surgimento dos famosos cristais venezianos, na Renascença. Os princípios da fibra óptica são conhecidos desde a antiguidade e foram utilizados em prismas e fontes iluminadas. - 200 D.C.: Heron da Alexandria estudou a reflexão.
- 1621: Willebrod Snell descobriu que quando a luz atravessa dois meios, sua direção muda (refração).
- 1678: Christian Huygens modela a luz como onda. - 1792: Claude Chappe inventou um sistema de transmissão mecânica para longas distancias.
- 1800: Sr. William Herchel descobriu a parte infravermelha do espectro.
- 1801: Ritter descobre a parte ultravioleta do espectro.
- 1830: Telégrafo com código Morse (digital) com repetidores chegava a 1000 km (B=10 bps).
- 1866: Primeira transmissão transatlântica de telégrafo.
- 1870: John Tyndal mostrou à Royal Society que a