Fibra Óptica
2. INTRODUÇÃO O grão é um cristal isolado na matéria em estado sólido. Em materiais policristalinos, quando se visa às suas propriedades, o tamanho do grão destes sempre passa a ser uma característica fundamental. Isso se deve ao fato de o tamanho de grão influenciar diretamente em propriedades mecânicas de um material, como ductilidade, limite de escoamento, limite de resistência à tração e dureza. Um caso que revela tal fenômeno é a equação de Hall-Petch:
O termo σy é o limite de escoamento e d se refere ao tamanho de grão, o que mostra haver uma relação de proporcionalidade entre a propriedade mecânica e o inverso da raiz do tamanho de grão. [1] A variação no valor das propriedades citadas podem afetar o uso e aplicação de um determinado material policristalino. Neste experimento temos como objetivo, através da utilização de técnicas de preparação de amostras (corte, lixamento, polimento, ataque químico), analisar microscopicamente o aço carbono 1010 afim de determinar o tamanho de grão deste. Para tal determinação utilizaremos fotografias da microestrutura do material policristalino, as quais serão geradas pelo microscópico para que uma análise mais precisa possa ser feita e o valor do tamanho de grão encontrado.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
● Aço carbono 1010;
● Baquelite;
● Desmoldante metalográfico;
● Algodão;
● Água;
● Nital 3% (álcool etílico + ácido nítrico); a) Corte: O corte foi realizado na barra metálica com movimentos de pressão e liberação da alavanca com o