CEP - GUIA
CEP – Central de Escrituras e Procurações
Versão 1.0
Objetivo: o objetivo desse documento é apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis e a maneira de utilizar a CEP (Central de Escrituras e
Procurações), existente na CENSEC (Central Eletrônica de Serviços Compartilhados).
1.
Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados - CENSEC
A CENSEC será o portal do CNB-CF (Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal) que irá armazenar todos os atos lavrados pelos cartórios do Brasil, além de fornecer outros serviços. A CENSEC será constituída dos seguintes módulos: RCTO (Registro Central de
Testamento Online), CEP (Central de Escrituras e Procurações), CESDI (Central de
Escrituras de Separações, Divórcios e Inventários) e a CNSIP (Central Nacional de Sinal
Público).
Neste manual iremos abordar o funcionamento da CEP.
Para acesso a CENSEC será necessário que o usuário tenha um certificado digital do tipo e-CPF A3 e esteja cadastrado no sistema.
Obs.: as telas utilizadas na ilustração desta primeira versão do documento foram retiradas do sistema SIGNO, utilizado hoje no estado de São Paulo e que deu início ao projeto da CENSEC. Os logotipos do CNB-SP e SIGNO serão, respectivamente, substituídos pelos do CNB-CF e da CENSEC.
2.
Funcionalidades
2.1.
Login
O login ao sistema poderá ser efetuado somente com o certificado digital. Para ter acesso ao sistema é necessário também que o usuário esteja previamente cadastrado.
Será aceito o certificado digital e-CPF do tipo A3.
1
O usuário deverá clicar na imagem “Acesso via Certificado Digital” para efetuar o login. A tela exibe a opção de Dual Login (login por usuário e senha), pois em São Paulo, o sistema SIGNO permite esse tipo de acesso. Com a entrada da CENSEC só serão aceitos os acessos com o certificado digital.
O sistema irá exibir uma tela para que o usuário selecione o certificado digital a ser
utilizado.