Fibra óptica
Este trabalho tem por objetivo uma breve descrição do que é uma fibra óptica, assim como uma apresentação de sua estrutura, vantagens e desvantagens. Será também apresentando algumas de suas aplicações extremamente importantes no âmbito da engenharia. 2 Fibra Óptica
É um filamento de vidro ou de materiais poliméricos, com capacidade de transmitir luz. Estes filamentos têm vários diâmetros, indo de diâmetros ínfimos (como um fio de cabelo ou ate mais fino) até vários milímetros. O vidro é o material mais utilizado porque absorve menos as ondas eletromagnéticas. Independentemente do material usado ou da aplicação a transmissão da luz segue sempre o mesmo princípio: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra, esse feixe percorre a fibra através de consecutivas reflexões. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo e o revestimento, no núcleo ocorre a transmissão da luz, esta só é possível graças a diferença do índice de refracção entre o revestimento e o núcleo, pois o núcleo possui um índice de refracção mais elevado, característica que liga ao ângulo de incidência do feixe de luz, que possibilita o fenómeno da reflexão total.
O meio de transmissão por fibra óptica é chamado de “guiado”, porque as ondas electromagnéticas são “guiadas” na fibra, contrariamente à transmissão sem fio, o meio é chamado de “não – guiado”. A luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão elevada, apesar de ainda não ter sido alcançada pelas tecnologias existentes. Para transmitir dados pela fibra óptica, é necessário um equipamento especial chamado “infoduto”. A fibra óptica é indispensável em algumas aplicações pelo facto de ser imune a interferência electromagnética, porque não transmite pulsos eléctricos.
As fibras ópticas podem ser de dois modos:
- Monomodo: núcleo e revestimento (o revestimento pode ser simples ou duplo).
- Multimodo: diversas camadas e índices de refracção diferentes que ajudam na propagação