fibra optica
Se você olhar bem de perto uma única fibra óptica, verá que ela possui as seguintes partes: núcleo - minúsculo centro de vidro da fibra, no qual a luz viaja; interface - material óptico externo que circunda o núcleo e reflete a luz de volta para ele; capa protetora - revestimento plástico que protege a fibra de danos e umidade FUNCIONAMENTO
Suponha que você mergulhe em uma piscina, segurando uma lanterna acesa e apontada para a superfície (não esqueça de que é preciso incliná-la um pouco para que não fique totalmente reta). Dessa forma, observa-se que a luz vai seguir um sentido dentro da água, mas vai sofrer um desvio ao entrar em contato com o outro ambiente (no caso, o ar). Isso ocorre porque os dois ambientes possuem índices de refração diferentes, fazendo com que haja uma mudança na direção e na velocidade da luz.
Entretanto, existe um ângulo limite para que a refração aconteça. Quando o feixe de luz é lançado em uma direção além desse ângulo, a luz não consegue ultrapassar a superfície da água e volta a se refletir para dentro da piscina. Esse fenômeno é chamado de reflexão total.
É exatamente isto que ocorre no interior de um filamento de fibra ótica. A luz percorre de uma extremidade à outra da fibra, refletindo-se várias vezes nas paredes da interface — que mandam o feixe de volta para o núcleo — fazendo uma espécie de ziguezague ao longo do caminho.
Fibras Monomodo: A propagação é feita por um único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno.nesse sistema, a luz é levada de uma extremidade a outra, apresentando a menor perda possível neste percurso, permitindo a transmissão de sinais a grandes distâncias . A fabricação é mais cara, o manuseio é difícil e exige técnicas avançadas.
FIBRAS MULTIMODO: