Fibra optica
Introdução
No âmbito da disciplina de PAM, foi-me solicitado a realização de uma pesquisa sobre o tema: “Fibras Óticas”.
A televisão, os telemóveis, as comunicações por satélite, são sistemas que fazem parte de um conjunto que nos permite ter acesso a toda a informação de modo rápido e mantermo-nos em comunicação uns com os outros em qualquer momento.
Pode dizer-se que a cada dia que passa a quantidade de informação que se encontra na rede das redes é maior ou igual que o numero de pessoas que se conectam, e cada vez mais os usuários desejam ter serviços que necessitam uma maior velocidade de transferência de dados, como conversações de voz e vídeo, fazer downloads de grandes arquivos, etc. Assim, terá sido necessária a criação de um novo meio para a transmissão de informação, capaz de transferir dados de uma maneira mais eficaz, rápida e acessível para um grande numero de pessoas, para que isso seja possível utiliza-sea Fibra Ótica.
Desde que foram desenvolvidas, as fibras óticas representaram uma grande revolução na forma de transmitir informações. A fibra ótica vem sendo utilizada para transmitir voz, televisão e sinais de dados por ondas de luz, por meios de fios finos e flexíveis, constituídos de vidro ou plástico que, comparados com fios metálicos, apresentam inúmeras vantagens.
O objetivo deste trabalho é apresentar vários conceitos relacionados com a fibra ótica, a sua estrutura/propriedades e o processo de propagação, vantagens e desvantagens da utilização da fibra ótica e por fim algumas das suas aplicações.
Fibras Óticas
O que são?
Fibra ótica é um filamento, de vidro ou de materiais poliméricos, com capacidade de transmitir luz. Estes filamentos têm vários diâmetros, indo de diâmetros ínfimos (como um fio de cabelo ou ate mais fino) até vários milímetros. O vidro é o material mais utilizado porque absorve menos as ondas eletromagnéticas. Independentemente do material usado ou da aplicação a transmissão