Fibra Optica
RESUMO
Este artigo descreve a Fibra Óptica, que é um meio de transmissão de sinais luminosos, mostrando suas vantagens como, por exemplo, a baixa perda de dados, pois não possui interferência na transmissão dos dados.
Ela também possui suas desvantagens como a falta de padronização dos componentes. Além disso, será abordada a sua instalação e suas aplicações. Palavras-Chave: fibra óptica, sinais luminosos. A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Há vários métodos de fabricação de fibra óptica, sendo os métodos mais conhecidos MCVD, VAD e OVD.
1. OVD ( Outside Vapor Deposition ) – Deposição lateral desenvolvida pela Corning Glass Works dos EUA.
2. VAD ( Vapor – phase Axial Deposition ) – Deposição axial desenvolvida pela NTT do Japão.
Dos processos internos, temos outras duas técnicas classificadas de acordo com o método de deposição do vapor:
1. MVCD ( Modified Chemical Vapor Deposition ) - Deposição de partículas no interior de um tubo de sílica , desenvolvida pelo Bell laboratories nos EUA.
2. PVCD ( Plasma-activated Chemical Vapor Deposition ) – Onde a deposição de partículas no interior do tubo é ativada por um plasma gerado por uma cavidade de microondas móvel ao longo do tubo; desenvolvida pela Phillips na Holanda.
1, INTRODUÇÃO
A Fibra Óptica transmite dados por sinais luminosos. Isto faz com que se tenham várias vantagens em relação às conexões tradicionais de rede. Uma dessas vantagens é não ter interferências na transmissão dos dados, diminuindo a perda de dados e a necessidade de repetidores. Entretanto, existem suas desvantagens, pois à medida que a tecnologia avança rapidamente, fica muito difícil manter os padrões entre os fabricantes. A sua instalação utiliza-se de técnicas avançadas e a fibra óptica é aplicada em diversas áreas como, por exemplo, a telefonia, setor automobilístico, entre outros.
A Fibra Óptica transmite as informações por sinais luminosos, em vez de sinais
elétricos.