Fibra de Polipropileno
Fácil dispersão e adição no concreto e argamassa;
Não altera o acabamento superficial, não deixa fibras expostas;
Evita a exsudação e a segregação do concreto;
Inibe o aparecimento de fissuras por retração plástica;
Melhora a resistência ao impacto e à tração.
A principal função das fibras de polipropileno é evitar fissuras de retração em materiais a base de cimento. Com a eliminação das fissuras obtém-se um concreto ou argamassa com maior durabilidade, menor permeabilidade, maior resistência ao impacto e à abrasão.
Existem dois tipos básicos de fibras de polipropileno: monofilamentos e fibriladas. As fibriladas apresentam-se como uma malha de finos filamentos de seção retangular. A estrutura em malha das fibras de polipropileno fibrilado promove um aumento de adesão entre a fibra e a matriz, devido a um efeito de inter-travamento. As fibras chamadas de monofilamento consistem em fios cortados em comprimento padrão.
As fibras, juntamente com a embalagem, podem ser lançadas diretamente no caminhão betoneira ou na betoneira de obra. A embalagem se dissolve na água e então as fibras são rápida e uniformemente dispersas no concreto ou na argamassa. Não há um momento da mistura melhor ou pior para se adicionar as fibras, apenas não se aconselha que as fibras sejam previamente diluídas na água de amassamento.