Resumo George Elton Mayo
Durante sua vida Mayo realizou muitos trabalhos científicos, mas o mais importante deles foi coordenar a experiência de Hawthorne. Essa pesquisa surgiu da necessidade de humanizar e democratizar a administração, e se deu através de estudos que buscavam conhecer as atividades e os sentimentos dos trabalhadores.
Os estudos ocorreram em três fases, na primeira Elton tinha a intenção de confirmar se a iluminação modificava a produção dos empregados e verificou que diretamente não, mas que estava relacionada a fatores psicológicos e fisiológicos. Na segunda fase buscou observar o campo social, ou seja, o trabalho em grupo, isso foi feito em um ambiente sem supervisão muito rigorosa o que deixava os trabalhadores mais a vontade. Por fim, realizou entrevista com os operários para conhecer seus sentimentos e opiniões, e descobriu que havia lealdade entre eles e que alguns tomavam para si o papel de líder formando uma organização informal com regras e punições próprias.
Entre outras coisas, concluiu com base nessa pesquisa, que os trabalhadores produzem por necessidade de reconhecimento, e que elementos psicológicos e emocionais também influenciam na produtividade.
Através desses resultados George Elton Mayo criou a Teoria das Relações Humanas, que contestou a teoria Geral da Administração de Frederick Taylor, mudou o conceito do homem econômico, para o homem social, e mostrou que trabalhadores satisfeitos produzem mais.