FIA Trabalho
O texto fala de uma mudança nos anos 90 com a Comunicação Integrada tanto economicamente, como social e culturalmente, , expondo-se e perdendo muitas vezes espaços em um mercado que era cativo.
Esse fato levou os dirigentes a adotar uma postura estratégica nova ou seja, a necessidade de promover grandes mudanças de relacionamento e comunicação com seus diversos públicos o que de acordo com a literatura da área, nota-se uma ausência bastante grande de estratégias de comunicação integrada na maior parte das empresas.
Nota-se no texto de Sabbatini, a abrangência em relação a necessidade de desenvolvimento da Comunicação Empresarial no seu sentido pleno, ou seja, um processo dinâmico e multidisciplinar, que engloba a comunicação da empresa com seus diversos públicos, no âmbito institucional, mercadológico e interno .
Entende-se que o profissional de comunicação, para se diferenciar dos demais do profissionais do ramo, deve pensar, sentir e agir como um comunicador estrategista, possuindo uma série de valores e atributos conquistados por meio de uma visão macro do cenário político, social e econômico, que conheça a empresa ,tendo atitudes baseadas na ética e na transparência ao lidar com os públicos de interesse da organização. Este sim é capaz de lidar e administrar competentemente situações de crise, indiferente se é um jornalista ou relações públicas. Este profissional deve zelar pela imagem da empresa ou entidade para a qual trabalha
Com a mudança do mercado , observa- se empresas que trabalham e vendem a idéia de necessidade de integração e muitas até já foram inseridas nas mesmas, porém, muitas vezes a integração existe na política e no "discurso" da companhia, chegando até a orientar estruturas formais, sem, entretanto, inserir-se como filosofia, ação e política da cultura organizacional.
No cenário de hoje é de extrema importância que a