FGTS
Identificação e análise de gargalos produtivos: impactos potenciais sobre a rentabilidade empresarial
Pedro F. Adeodato de Paula Pessoa (EMBRAPA) pedro@cnpat.embrapa.br
José Ednilson de Oliveira Cabral (EMBRAPA) ednilson@cnpat.embrapa.br
Resumo
Esse artigo tem por objetivo identificar e analisar gargalos produtivos e seus impactos sobre a rentabilidade das empresas. A metodologia utilizada consistiu na simulação de gargalos em processos produtivos e no cálculo do retorno sobre o investimento (RSI) de algumas decisões que poderiam ser tomadas tendo por base a superação ou minimização do gargalo. Nas simulações efetuadas, ficou evidenciado que a correta identificação e ação sobre o gargalo são indispensáveis para a tomada de decisão com relação à capacidade produtiva ótima da empresa e conseqüente alavancagem da rentabilidade.
Palavras chave: Tomada de decisão; Capacidade produtiva; Gargalo produtivo.
1. Introdução
O planejamento e as decisões na empresa com relação a sua capacidade produtiva são estratégicas e vitais, pois exercem uma forte influência sobre sua rentabilidade.
Uma empresa com excesso de capacidade produtiva tem uma demanda por seus produtos inferior a sua capacidade de produzi-los, ou seja, tem um investimento permanente
(instalações, máquinas e equipamentos, etc.) super dimensionado. Por outro lado, para uma empresa com escassez de capacidade produtiva apresenta-se uma demanda potencial por seus produtos superior a sua capacidade de produzi-los. Neste caso, a empresa tem um investimento permanente sub dimensionado. Nas duas situações a rentabilidade das empresas não está sendo otimizada.
A este respeito, Paula Pessoa (2003) salienta que os problemas causados pelo excesso ou pela escassez de capacidade produtiva existem em todas as empresas, particularmente quando se observa variação na demanda decorrente de ciclos econômicos, podem ser