fffgggg
411 palavras
2 páginas
Diferença entre penicilinas sintéticas e semissintéticas: Sintéticas são 100 % produzidas em laboratório (cefadroxila e cefaclor). Semissintéticas, uma parte dela é natural e a outra parte é adicionada sinteticamente. (oxacilina e ampicilina)O que são penicilinases? Pq foi necessário produzir penicilinas resistentes a elas? São enzimas que degradam a penicilina. Rompem o anel b-lactamico e o produto inativo do ponto de vista antibacteriano.
Penicilinas acrescidas de inibidores de beta-lactamases (explicação): a combinação de penicilina com clabulanato de potássio (substancia produzida por um estreptomiceto) que serve como inibidor não competitivo da penicilina sem ação antimicrobiana própria.
Cefalosporinas, fazem parte de qual classe de antibióticos? Bacteriostático
Qual é o mecanismo de ação e atividade de uma cefalosporina de 1ª geração? Dê exemplo desse fármaco. Inibe a síntese da parede celular, ex: cefalotina.
Qual o mecanismo de ação da 2ª geração? Dê exemplo desse fármaco. Inibe a síntese proteica.
Qual o mecanismo da 4ª geração? Causa danos a membrana plasmática ex: cefepima
Qual a justificativa para essa quantidade de gerações de cefalosporinas? Resistência aos antibióticos que a bactéria adquire.
Carbanepêmicos: fazem parte dos antibióticos b-lactamicos. O mecanismo de ação é inibir a síntese da parede celular. Ele só pode ser ABM em ambiente hospitalar, pela comissão médica. (ex de antibióticos: imipinem e ertapenem).
Glicopeptidios ou polipeptídicos: mecanismo de ação é inibir a sintese da parede celular. (ex de fármaco: bacitracina). Só pode usar em ambiente hospitalar e é de expectro restrito para gram-positivos. Ele é um dos fármacos considerados “emergência médica” pq é ultima escolha pra os cocus b-positivos.
Aminoglicosídeos: mecanismo de ação é inibir a síntese proteica. Alguns médicos diminuíram a prescrição devido a resistência que as bactérias estão adquirindo.
Macrolideos: mecanismo de ação é inibir a síntese proteica. Pode