Feudalismo
Nº: 1321
Turma: 104
Professora: Ana Paula
Feudalismo
O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Em síntese, foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis).
Predominou como forma de produção na Europa na Idade Média. Pode ser entendido em dois períodos: A Alta Idade Média que marca sua formação e apogeu. Já a Baixa Idade Média marca seu declínio.
Características:
As características gerais do feudalismo eram: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
- Política:
Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos dos feudos que eram grandes lotes de terras.
- Economia: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias-escambo- eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica e unidade de produção deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.Sendo que a produção era de subsistência O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.
- Sociedade:
A sociedade feudal era estamental (com pouca mobilidade social) e hierarquizada.Era uma sociedade de ordens. A nobreza feudal (senhores feudais,