Anatomia
É constituído pela pele e seus órgãos acessórios, como pêlos, unhas, glândulas e os vários receptores especializados.
Camadas da Pele:
Epiderme: é a camada mais superficial, constituída de tecido epitelial. No local de ação mecânica acentuada, como as solas dos pés, a epiderme; essa camada não possui vascularização.
Derme: situada logo abaixo da epiderme, é formada por tecido conjuntivo e apresenta vasos sangüíneos que realizam sua nutrição. É essa camada que mantém a pele sob constante tensão elástica e é onde se formam as impressões digitais.
Subcutâneo ou Hipoderme: é a continuação da derme, formada também por tecido conjuntivo, vasos sangüíneos e linfáticos, nervos, etc. Armazena lipídios, isola e protege o corpo e regula a temperatura.
Anexos Tegumentares:
Os pêlos são estruturas que possuem uma raiz imersa na hipoderme e uma haste que atravessa a derme, a epiderme e aflora na pele sob a forma de um filamento córneo livre. As porções imersas do pelo estão inseridas em uma bolsa epitelial chamada folículo piloso. O pêlo dispõe-se obliquamente à pele.
As glândulas sebáceas que lubrifica a pele, evitando seu ressecamento.
As glândulas sudoríparas que tem a função no termo regulação e são consideradas órgãos de excreção.
As unhas são lâminas de natureza córnea também, chamadas placas ungueais, e composta por um corpo e uma raiz, assentando-se sobre o epitélio, que é comum a toda a pele e que, nessa região, tem o nome de leito da unha.
Fisiologia da Pele:
Ela protege o organismo contra substâncias nocivas líquidas, sólidas e gasosas, além de microrganismo, parasitas e insetos. É um órgão de sensibilidade, pois é a sede do tato, com o auxílio da qual percebemos a forma a dimensão e a temperatura dos objetos. É também um órgão de respiração. Além disso, possui função excretora, eliminando suor e secreções sebáceas, e auxilia no fenômeno da regulação térmica do organismo pela eliminação de suor contribuindo para que