festa das nacoes
A culinária austríaca é muito influenciada pelos outros países europeus,principalmente os que constituíam o Império Austro-Húngaro.
Assim, podem-se encontrar pratos com componentes húngaros, checos, polacos, eslovenos e italianos. Claros exemplos desta influência são as picantes almôndegas conhecidas como Vapcici e a consistente sopa de feijão também picante vinda da Sérvia
Os pratos tipicamente austríacos são muito simples, o sabor depende mais da qualidade dos ingredientes que de sua preparação,geralmente usa-se vinho e água para acompanhar a alimentação. Destacam-se o tafelspitz consistente em vitela fervida, o wienerschitzel, um filete de vitela de enorme tamanho empanado em ovo e pão ralado muito parecido ao escalope espanhol que se serve com uma salada de batata fria ou de pepino, o o schinkenfleckerl, guisado de presunto cortado em tiras com massa knödel, pudins com tiras de toucinho e fígado que se servem com a sopa e a carne. Os fiambres e as salsichas comem-se como comida rápida tanto em tabernas como em restaurantes.
A cerveja é a bebida nacional mas não podemos esquecer que também existem bons vinhos : os melhores são os brancos e um dos mais populares é o “Grüner Veltliner”. Mas se quiser realmente provar o popular peça o vinho da casa “Ein Viertel Weiss wein” (um quarto de vinho branco).
Folclore(Miguel)
O folclore austríaco é preservado pelo grupo de danças Juvenil “Lustige Tiroler” e pelo infantil “Tanz Gruppe Sissi” que estrearam no dia 03 de setembro do ano de 1988 e desde lá participam de diversas atividades culturais.
Em seu currículo, estão centenas de apresentações nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Brasília (DF), Argentina e Áustria, levando através de seus integrantes seus diversos trajes típicos, danças e costumes.
A alegria é ainda mais evidente quando o grupo de danças “Lustige Tiroler” com seus trajes e habilidade, abrilhantam