Fertilidade do Solo
Um dos principais fatores que limita o crescimento das plantas é a falta de nutrientes nas quantidades exigidas pela espécie no solo. O solo tem como função disponibilizar elementos essenciais à nutrição e desenvolvimento dos vegetais.
Sendo assim, cada tipo de solo tem propriedades diferentes morfológica, química e fisicamente, portanto cada um deles pode dispor de quantidades diferentes de cada nutriente. Para que seja possível descobrir se a quantidade de nutrientes que o solo dispõe será suficiente para a cultura que será implantada, primeiramente deve-se fazer uma amostragem de cada gleba do solo, para realizar uma análise química.
Os nutrientes essenciais são aqueles que afetam o crescimento das plantas sem os quais ela não cresce e nem se reproduz. São eles divididos em macronutrientes (N, P, K, Ca, MG, S) e micronutrientes (Zn, Cu, Fe, Mn, Cl, B. Mo, Ni).
Levando em conta que os solos do RS geralmente apresentam baixos teores de fósforo, e adequados teores dos outros nutrientes, estes solos apresentam alta acidez, o que pode impedir que certos nutrientes que estão em quantidades certas, não fiquem disponíveis às plantas, além do risco de causar toxidez pelo excesso de alumínio e manganês.
A propriedade descrita em nosso trabalho está localizada no município de Santa Maria, e a área total da propriedade é de aproximadamente 240 hectares, que foi dividida em glebas com as seguintes áreas: A gleba 1 tem área de 100 ha, a gleba 2 tem 60 ha de área, a gleba 3 tem aproximadamente 40 ha, e a gleba 4 tem 40 ha de área.
1.1. Características da região
Também conhecida como Santa Maria da Boca do Monte, a cidade de Santa Maria situa-se em uma região cercada por morros. Sua população estimada em 2007 era de 274.070 habitantes. A altitude média é igual a 113 m acima do nível do mar. O clima da região é subtropical úmido, com temperaturas médias de 18,5°C. A precipitação pluviométrica média anual é 1700 mm.