fertilidade do solo
Fosforo
O fósforo não se encontra livre na natureza mas, em combinações como os fosfatos. Na natureza não ocorrem em abundância formas de fósforo combinado que possa ser utilizado pela planta.
Formas de P nos solos:
O fósforo (P) encontra-se na fase sólida nas formas orgânicas e inorgânicas; na fase líquida em formas inorgânicas na solução do solo, nas formas de H2PO4- e HPO42-.
O P contido no material de origem do solo encontra-se na forma de minerais, com predomínio dos fosfatos, através do intemperismo o fósforo (P) é liberado para a solução, em pequenas quantidades. O fósforo (P) total da maioria dos solos pode ser relativamente grande, entretanto processos geoquímicos e biológicos podem transformar os fosfatos naturais em formas estáveis, fixado, combinado com outros elementos como cálcio, ferro ou alumínio, formando compostos não assimiláveis pelas plantas (P-lábil).
No solo o P pode ser imobilizado, quando encontra-se na forma orgânica não assimilável pelas plantas; tornando-se disponível para a planta pela mineralização da matéria orgânica; ou adsorvido que é a fração de fósforo presa ao complexo coloidal do solo tornando-se disponível através de trocas com as raízes; e assimilável é a parte que se encontra diluída na solução do solo sendo facilmente absorvido pelas plantas. A forma chamada disponível é o somatório do P adsorvido com o assimilável.
Formas de Absorção pelas culturas:
O fósforo é absorvido pelas plantas sob a forma de ânions H2PO4- em solos ácidos e HPO42- , é um nutriente altamente dependente de acidez e umidade do solo.
Funções do P na planta:
Dos macronutrientes primários, o fósforo é absorvido em menores quantidades que os demais, entretanto sua presença no solo é indispensável para o crescimento e produção vegetal. Interfere nos processos de fotossíntese, respiração, armazenamento e transferência de energia, divisão celular, crescimento das células. Contribui para o