FERROVIAS
No Brasil, normalmente o transporte utilizado pelas empresas é o rodoviário, sendo que o modal ferroviário, que tem um custo menor, não é tão utilizado, porém entende-se que devido aos custos reduzidos, esse tipo de modal de transporte deveria ser mais empregado e para isso é preciso que haja mais investimentos nesse setor. O transporte ferroviário é o ideal para o transporte de mercadorias pesadas, como as commodities, e que necessitam percorrer longas distâncias. Dá-se ênfase aos maiores problemas que são a dificuldade de percorrer áreas com declives e aclives acentuados e a necessidade de reembarcar a mercadoria em caminhões para entregá-las ao consumidor final, haja vista que os trens não saem de seus trajetos.
Entende-se que as ferrovias seriam o meio de transporte ideal para ser utilizado no Brasil, uma vez que no país há o predomínio de terrenos baixos e relativamente planos e as grandes distâncias a serem percorridas, são fatores que fazem do transporte ferroviário o ideal para o país.
No passado a política de transportes desenvolvida no Brasil não se ateve a cuidar com atenção do transporte ferroviário, o que culminou no envelhecimento da malha ferroviária, baixa tecnologia, lentidão, falta de armazéns, administração incompetente e fretes caros.
O transporte ferroviário é um modal apropriado para a condução de produtos agronômicos, tais como, soja, açúcar, milho, algodão, entre outros, mas também é utilizado para transportar minérios, derivados de petróleo e produtos siderúrgicos, que são os produtos mais transportados, uma vez que apresentam quantidade elevada, inversamente proporcional ao preço, e assim necessitam de um