Ferrovias - Geologia
A Ferrovia como o próprio nome já diz, se trata de uma via de ferro utilizado como transporte trens sobre trilhos dispostos. Temos alguns componentes que caracterizam uma estrade de ferro ou ferrovia, tais como, trilhos, dormentes, lastros, sublastro e plataforma, como pode ser visto na figura abaixo. A plataforma de uma ferrovia pode ser construída por cortes e aterros, sendo as mesmas considerações em relação às fundações dos aterros. Os lastros são depositados sobre o solo, de forma mais graúda e de tamanhos progressivos de baixo para cima, também conhecimento comercialmente como rachões, nos sublastros já se utilizam fragmentos médios. Os lastros têm como funções de suportar os dormentes, resistindo aos movimentos horizontais devido à ação do trafego e as mudanças de temperaturas nos trilhos; distribuição de cargas das rodas dos trens, reduzindo a ação sobre o leito da ferrovia; constituir um meio de drenagem da agua sob os dormentes; construir um meio próprio para o aplainamento da pista; permitir que os trilhos se movam verticalmente sob as cargas repentinas aplicadas; reduzir os efeitos destrutivos do impacto e retardar ou evitar o crescimento da vegetação.
Os lastros são solicitados em dois aspectos: pelo atrito, impacto e forças mecânicas de compressão e, pela ação da intempérie, principalmente umedecimento e secagem, e variação de temperatura.
Nos lastros geralmente é utilizado o basalto, porem, exposto ao tempo se altera relativamente rápido, obrigando a substituição do lastro, devido a isso existe uma NBR especifica para lastros, no caso a NBR 5564/91.
Estradas Rurais
A maioria das estradas rurais não houve um estudo de viabilidade, e muito menos um projeto de engenharia, se trata de caminhos que foram melhorados, sendo que a trafego de veículos vai matando a vegetação e com isso formando uma estrada rural. Uma das maiores dificuldade que um estrado rural pode enfrentar são os processo erosivos que causam como o escoamento