Rochas
Departamento de Engenharia de Minas
Geologia de Engenharia I
Rochas ígneas
Aula 8
Prof. Rodrigo Peroni
Maio 2003
Geologia de Engenharia I – ÁREA1
1. ROCHAS ÍGNEAS E A ENGENHARIA
Os materiais rochosos são os mais antigos materiais de construção que o homem pôde dispor.
O período da idade da Pedra é o marco inicial das atividades do homem com esse tipo de material.
Desde então, a pedra (produto obtido de um maciço rochoso por ação manual, mecânica ou ainda por processos naturais) tem sido colaboradora inestimável da História, documentando os povos e suas culturas. Inúmeras construções de material rochoso preservam-se desde a antiguidade, mesmo sofrendo ações do intemperismo, da ação antrópica e das catástrofes naturais.
As rochas foram primeiramente utilizadas na sua forma bruta, ou pouco trabalhada. Atualmente é empregada nas mais variadas formas, bruta, polida, britada, moída, etc. Tem sido utilizada com ligante (betume ou cimento) em pavimentos, barragens de concreto, etc., e sem ligante em lastro de ferrovias, enrocamentos, filtros, revestimento e uma série de outros usos.
1.1. CONSTRUÇÃO CIVIL - EDIFICAÇÕES
O granito é a rocha mais empregada na construção civil. Podem ser citados diversos usos e aplicações do granito: blocos para pedestal de monumentos, alicerce, muros e meio-fios, paralelepípedos e pedras irregulares para pavimentação, brita para concreto e pavimentação, placas para revestimentos. Em função da decomposição mineralógica, nas áreas de ocorrência de granitos pode-se encontrar, especialmente nas curvas dos rios que as atravessam, depósitos de areia para construção, o que não ocorre em zonas de ocorrência de rochas basálticas. O basalto tem utilização maior como brita. Porque não há depósitos de areia em regiões de basalto?
1.1.1. ATERROS
Solos graníticos são constituídos de grãos de quartzo e argila. Com isso, são excelentes materiais para construção de aterros,