FERROS FUNDIDOS
A cementita (Fe3C) é um composto metaestável e sob certas condições ela pode dissociar, ou seja, decompor formando ferrita α e grafita (forma alotrópica do carbono), da seguinte forma:
Fe3C 3Fe (α) + C (grafita)
Por terem um teor de carbono mais elevado do que o dos aços, os ferros fundidos são mais frágeis, não sendo possível forjá-los, estirá-los, laminá-los ou vergá-los em qualquer temperatura. A tendência a formar grafita é regulada pela composição e taxa de resfriamento. A formação de grafita é promovida pela presença de silício em concentrações maiores que 1%. Também, menores taxas de resfriamento durante a solidificação favorecem a formação de grafita (grafitização). Para muitos ferros fundidos, o carbono existe como grafita e a microestrutura e comportamento mecânico dependem da composição e tratamento térmico.
Os ferros fundidos mais comuns são:
Branco; Maleável; Nodular (dúctil); Cinzento; Dúctil (Austemperado); Grafita Compactada (vermicular).
C N(D)
B M
Ferro Fundido Branco
Para ferros fundidos com baixo teor de silício (< 1% em peso de Si) e sob altas taxas de resfriamento, a maior parte do carbono permanecerá como cementita em vez de grafita. Uma superfície de fratura desta