ferros fundidos
Assim como o aço os ferros fundidos também são uma classe de ligas metálicas formadas essencialmente por Ferro e Carbono, mas com teormaior de carbono. Ligas essas ternárias, compostas por ferro, carbono e silício. (Fe-C-Si), podendo conter outros elementos químicos.
As temperaturas de fusão são inferiores a do aço, o que é mais apropriado para o processo de fundição. Além disso, são mais frágeis, não podendo ser forjados, laminados ou envergados em qualquer temperatura.
Dentro dos ferros fundidos também há variações de microestrutura e presença de ferrita, perlitae microestruturas provenientes de tratamentos térmicos, como a martensita e bainita, assim como a grafita lamelar e esferoidal.
Os tipos mais comuns são: ferro fundido branco, mesclado, cinzento, nodular ou dúctil e vermicular.
2 FERROS FUNDIDOS
Ferro fundido é uma liga de ferro constituído de carbono e silício. Forma uma liga metálica de ferro, carbono (2% a 11%), silício (1% a 3%), podendo conter outros elementos químicos. Os ferros fundidos apresentam uma extensa gama de resistência e de durezas, e na maioria dos casos são de fácil usinagem. O elevado teor de carbono dessas ligas e a presença do elemento silício tornam necessário considerá-las como ligas, ternárias Fe-C-Si, de modo que os fenômenos de transformação da austenita, no resfriamento lento, são mais complexos, originando estruturas em que um novo constituinte apresenta: carbono livre ou grafita; cuja forma, disposição e quantidade alteram profundamente as propriedades desses materiais. Os dois fatores mais importantes, sob o ponto de vista estrutural do ferro fundido são: teor de silício e a velocidade de resfriamento.
Através da adição de elementos de liga é possível obter excelência, resistência ao desgaste, a brasão e a corrosão, porém ao impacto e a ductibilidade são relativamente baixas, limitando sua utilização em algumas aplicações.
Os ferros fundidos dividem-se em três tipos